Este Blog é destinado ao registro e divulgação de nossas atividades e propostas.
O IPDMAQ faz parte do Sistema ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ABIMAQ Inova 2011



Participe do ABIMAQ Inova 2011.

08 de novembro na sede da ABIMAQ, em São Paulo.

Faça já sua inscrição, gratuitamente, acessando o link:

.

ABIMAQ e IPDMAQ, concluem mais uma rodada da “Gestão da Inovação”.


Com o apoio do CNPq, será concluido, hoje, a rodada do mês de outubro, do Programa da Gestão da Inovação.

Os workshops “Gestão da Inovação”, passaram pelas cidades de:

* Curitiba / PR - dia 20
* Piracicaba / SP - dia 25
* Rio de Janeiro / RJ - dia 27

Agora, duas empresas participantes de cada cidade, serão contempladas com um serviço de consultoria personalizado, a partir de seus projetos.

Participe dos próximos workshops, Veja abaixo as próximas cidades:

* Joinville / SC em 18.Nov.11
* Belo Horizonte / MG em 22.Nov.11
* Ribeirão Preto / SP em 24.Nov. 11
* Recife / PE em 29.nov.11
* Porto Alegre / RS em 01.dez.11
* São Paulo / SP em 06.dez.11


Acesse o link e faça sua inscrição. VAGAS LIMITADAS!


.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Normalização como instrumento de Qualidade e Competitividade


O IPDMAQ participou da Exponorma 2011 – Congresso e Exposição, através de sua Secretária Executiva, Anita Dedding, ministrando palestra, em 19/out/11, com título:

Normalização como instrumento de Qualidade e Competitividade”.


A contribuição alinhava-se ao tema da 5ª edição do evento, que destacava a confiança gerada pelas normas técnicas.

Desde que foi lançado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em 2007, o Exponorma – Congresso e Exposição, vem se fortalecendo como referência na disseminação da importância das normas para toda a sociedade.

O evento marca, no Brasil, o Dia Mundial da Normalização, celebrado em 14 de outubro, cada ano com um tema diferente. O de 2011 é “Normas Técnicas trazendo confiança”, para enfatizar que produtos e serviços que atendem aos requisitos estabelecidos por normas são confiáveis em qualquer lugar do mundo.


A ABIMAQ também marcou presença no evento com stand do CB-04 e CB-48, contando, com a participação de 11 empresas associadas. São elas:

BASS Equipamentos, Festo Automação, Goodyear, Fábrica de Manômetros Record, Instrutech, Schneider Electric, Mahle, Micro Automação, ROSS South America, Pilz e Gates do Brasil

Além disso, a abertura solene da Exponorma 2011, contou com a participação do Diretor de Tecnologia da ABIMAQ e Presidente do IPDMAQ: João Alfredo Delgado, ao lado do presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, Pedro Buzatto Costa recebeu  João Alziro Herz da Jornada (presidente do Inmetro), Fernão de Souza Vale , (representante do BNDES), Pierangelo Rosseti  (FIESP), Ayrton Filleti (presidente da ABAL), Denis Peres Martins (presidente da Siamfesp), e Estephannie Caroline Pereira (assessora da diretoria do Departamento Econômico do Sistema FAESP).



Serviço:
Exponorma:
De 18 a 20 de outubro de 2011
Centro de Exposições Imigrantes



Saiba mais:
Veja também a ABNT no Twitter: @abntoficial



Para ter acesso a apresentação em ppt, acesse nossa página no Slideshare:
http://www.slideshare.net/ipdmaq


.

Tecnologia: São José Tecmaq Show 2011 gera bons resultados


Com o objetivo de reunir profissionais do setor de máquinas e equipamentos que atuam nas áreas de engenharia, pesquisa e desenvolvimento de produção, para discutir e disseminar o que há de mais atual no desenvolvimento de tecnologia de processos industriais, projetos e engenharia do setor, foi realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, nos dias 28 e 29 de setembro de 2011, o 1º Simpósio de Tecnologia: São José TECMAQ SHOW 2011.

Durante a abertura do evento, o presidente da ABIMAQ, Luiz Aubert Neto, falou sobre o difícil momento que a indústria nacional está vivendo devido aos juros altos e a falta de investimento, e mais uma vez destacou que todo país rico tem a indústria forte, por isso Aubert enalteceu iniciativas como o simpósio. “O TECMAQ SHOW não é importante só para o setor de bens de capital, esse evento é fundamental para o Brasil, porque é na inovação tecnológica que está o nosso futuro”, afirmou Aubert.

Em seu discurso, Mário Sarraf, vice-presidente da ABIMAQ no Vale do Paraíba, explicou que o evento será bienal, para criar oportunidades das academias de ensino, indústrias e agências de fomentos de terem novas ideias e ressaltou a importância da ação para a região. “O TECMAQ SHOW visa mostrar a comunidade do Vale do Paraíba as oportunidades de fomento no segmento de máquinas e equipamentos e os resultados estão sendo expressivos, pois várias palestras já estão com as inscrições esgotadas”, explica Sarraf.

Celso Vicente, vice-presidente e coordenador do conselho de tecnologia da ABIMAQ, agradeceu ao público presente e ressaltou que o grande número de pessoas participantes mostra que o evento está no caminho certo. “A indústria precisa de informação sobre tecnologia que possa contribuir para pesquisa e inovação tecnológica e com a grande audiência que temos aqui hoje, mostra que as pessoas estão interessadas na difusão da inovação tecnológica”, concluiu Vicente.

O prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, também esteve presente na abertura e elogiou a atuação da ABIMAQ junto ao governo. “A ABIMAQ não mostra para o governo só o que está errado, a entidade faz a lição de casa e também investe no seu setor e o maior exemplo é a realização da TECMAQ SHOW”, argumentou Cury.

Durante os dois dias 974 pessoas participaram das 40 palestras do simpósio que ocorreram em 3 salas simultaneamente, sendo que 16 dessas eram acadêmicas, são elas



PROJETOS FUTUROS

A TECMAQ SHOW gerou vários projetos futuros visando à inovação da indústria nacional. São eles:


 - PROTOCOLO DE INTENÇÕES:

A ABIMAQ e a Prefeitura de São José dos Campos assinaram durante a primeira edição do Simpósio de Tecnologia São José TECMAQ SHOW, um protocolo de intenções para estimular o desenvolvimento e a inovação das indústrias de máquinas e equipamentos no Vale do Paraíba.

A cooperação tem como meta contribuir para o aumento da produtividade, o aprimoramento e lançamento de novos produtos, além de estimular a integração e a formação de novas empresas do setor.

As ações previstas no protocolo terão início com a constituição de um grupo de trabalho, no prazo de 12 meses. Fazem parte a formação de um cluster de indústrias de máquinas e equipamentos, a elaboração e a implementação de ações conjuntas para o fortalecimento, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o aumento da competitividade.

O protocolo de intenções, foi assinado pelo presidente da ABIMAQ, Luiz Aubert Neto, o diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, José Raimundo Coelho e o gerente do Centro para Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista, Agliberto Chagas.

A ABIMAQ VALE está aberta para empresas que querem participar do cluster para discutir idéias, possibilidades e modelagem das próximas atividades.


- CURSOS:

A ABIMAQ VALE em parceria com a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) está com um projeto de desenvolver cursos de especialização, entre eles um de Pós-Graduação Lato Sensu, visando melhorar a mão de oba do setor.

Esses cursos acontecerão no próprio Parque Tecnológico de São José dos Campos.

•    Pós-Graduação Latu Sensu Projeto e Fabricação de Máquinas e Equipamentos: Esse curso exige que o candidato possua um diploma de nível superior. A coordenação é do Prof. Anselmo Eduardo Diniz -
UNICAMP•    Curso livre Projeto e Fabricação de Máquinas e Equipamentos: Esse curso é voltado para funcionários das empresas do setor que querem expandir o conhecimento sobre a área, não é necessário diploma de curso superior. A coordenação é do Prof. Dr. André Luís Heleno - UNIMEP
•    Curso livre da Gestão da Inovação: Voltado para funcionários das empresas do segmento e pessoas interessadas  que querem expandir o conhecimento sobre a área, não é necessário diploma de curso superior. A coordenação é do Prof. Orestes – UFSC


- LABORATÓRIO PARA A INDÚSTRIA DE HIDRÁULA E PNEUMÁTICA:

O presidente da Câmara Setorial de Equipamentos Hidráulicos, Pneumáticos e Automação IndustrialCSHPA, Waldomiro Modena, visitou o Parque Tecnológico de São José dos Campos, no dia 31 de agosto, para expor as necessidades do setor.

Durante o encontro surgiu a possibilidade de criar um laboratório dentro do Parque Tecnológico para atender as demandas das indústrias de hidráulica e pneumática, a proposta para o laboratório está em fase de desenvolvimento.

Mais informações sobre os projetos gerados durante a 1º Edição da TECMAQ SHOW podem ser obtidas através do e-mail: tecmaqshow@abimaq.org.br  





Publicado no Jornal Informaq,da ABIMAQ, edição de Setembro/11 pp.14 e 15
Título: "1º Simpósio de Tecnologia: São José Tecmaq Show 2011 è sucesso e gera bons resultados"
Redação e Assessoria de Imprensa Vervi Comunicações
Acesse também através do Link:




sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Gestão da Inovação no Rio de Janeiro - RJ com ABIMAQ e IPDMAQ

Organize sua empresa para obter financiamentos ...

Participe do Programa:
Gestão da Inovação na Indústria de Bens de Capital


Data: 27 de outubro de 2011

Horário: 8:30h às 18h
Local: Espaço Ideal
End: rua Santa Luzia 760 – Centro / Rio de Janeiro RJ.
Condições: Desconto especial para associados

Inscrições através do link:


VAGAS LIMITADAS !!!


Realização: ABIMAQ / IPDMAQ
Parceria: Fundação CERTI e UFSC
Apoio: CNPq



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ABIMAQ Inova 2011- Energia



Energia: Oportunidades e Desafios Tecnológicos.


A Energia é a essência das economias modernas e um componente básico do desenvolvimento econômico e social.

Conheça as tendências tecnológicas em Energias Renováveis e na área de Óleo e Gás.

Discuta com empresários do setor de Bens de Capital e com especialistas, como a inovação em Energia pode resultar em oportunidades de negócios para sua empresa.



Participe desta quarta edição do ABIMAQ Inova.

Data: 08 de novembro de 2011
Horário: 8:30h às 17h
Local: Sede da ABIMAQ em São Paulo
Av. Jabaquara 2925


Faça já sua inscrição, gratuitamente!

Acesse o link:



Realização: ABIMAQ / IPDMAQ
Apoio: ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial


Gestão da Inovação em Piracicaba - SP com ABIMAQ e IPDMAQ

Organize sua empresa para obter financiamentos ...

Participe do Programa:
Gestão da Inovação na Indústria de Bens de Capital


Data: 25 de outubro de 2011

Horário: 8:30h às 18h
Local: Beira Rio Palace Hotel
End: rua do Vergueiro Piracicaba SP.
Condições: Desconto especial para associados

Inscrições através do link:


VAGAS LIMITADAS !!!


Realização: ABIMAQ / IPDMAQ
Parceria: Fundação CERTI e UFSC
Apoio: CNPq

.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Gestão da Inovação em Curitiba - PR com ABIMAQ e IPDMAQ

Organize sua empresa para obter financiamentos...


Participe do Programa:
Gestão da Inovação na Indústria de Bens de Capital


Data: 20 de outubro de 2011

Horário: 8:30h às 18h
Local: Alta Régia Plaza Hotel
End: Dr. Faivre 846, Centro. Curitiba PR.
Condições: Desconto especial para associados

Inscrições através do link:


VAGAS LIMITADAS !!!


Realização: ABIMAQ / IPDMAQ
Parceria: Fundação CERTI e UFSC
Apoio: CNPq

.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Gestão da Inovação em São José dos Campos

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Sistema ABIMAQ, o IPDMAQ, iniciou no último dia 29 de setembro o Workshop Gestão da Inovação de Bens de Capital, dentro do São José TECMAQ SHOW, em São José dos Campos.

O evento conta com o apoio do CNPq (Convênio 554416/ 2010-7), tem duração de 1 dia e acontecerá nas outras 9 sedes regionais da ABIMAQ. Esse Workshop se destina às empresas de Bens de Capital associadas ou não a ABIMAQ.

Na primeira edição do workshop participaram 16 empresas: Premec, Opuspac, Takaimec, Aumek, Coloff Industrial, Juntas Brasil, Guarany, Prolind, Liebherr Brasil, RDK Molas, Amsted Maxion, Confab Industrial, Dresser, Empresa Brasileira de Aeronaútica, Bioplasma, PMSJCampos,

Entre os principais objetivos do workshop estão o de capacitar gestores e profissionais de diferentes áreas para gerir atividades de inovação nas suas empresas, treinar as empresas na elaboração de propostas para serem submetidas às principais agências de fomento (FINEP e BNDES), e disseminar os principais instrumentos de apoio à inovação.

Durante a realização do Workshop serão desenvolvidos 4 temas:
1) elementos-chaves do processo de inovação tecnológica;
2) custos do processo (Quem e o que financiam);
3) parcerias para o desenvolvimento das inovações;
4) passo a passo da preparação de um pleito de fomento à inovação.

Após esse curso, a empresa participante receberá ainda uma orientação durante 30 dias para aprimorar o seu projeto.

As empresas interessadas nos próximos Workshops, podem fazer a inscrição no site http://www.abimaq.org.br/ ou pelo telefone (11) 5582-6317.


Publicado no Jornal Informaq,
da ABIMAQ, edição de Setembro/11 p.15
Título: "IPDMAQ realiza o Workshop Gestão da Inovação na Indústria de Bens de Capital no TECMAQ SHOW
"
Redação e Assessoria de Imprensa Vervi Comunicações


.

USP encerra na ABIMAQ, Módulo I de Empreendedorismo Inovador


O primeiro módulo do Programa Gestão para o Empreendedorismo Inovador foi encerrado no dia 16 de setembro, na cidade de São Paulo. O Programa tem como objetivo oferecer cursos de capacitação voltados ao fomento da inovação e empreendedorismo para empresários, executivos e profissionais ligados à inovação e, é uma realização do InGTeC e FIPASE e com colaboração da ABIMAQ / IPDMAQ.

Os participantes que cursaram o primeiro módulo manifestaram grande entusiasmo com a oportunidade de realizar os treinamentos com expressivo nível de qualidade. “A somatória de um conteúdo atualizado, apresentado por uma escola de alto nível, e suportado por uma instituição como a ABIMAQ, é a fórmula de sucesso para um curso atraente que gera resultados”, disse Paulo Roberto dos Santos da empresa Festo.

Queila Prates, da empresa Thermoval, apontou que o programa é uma oportunidade única para as empresas do setor. “A iniciativa do INGTEC e da ABIMAQ em promover este curso está sendo uma grande oportunidade para as empresas do setor de bens de capital, para obter informações de como usufruir dos recursos disponibilizados pelo Governo para fomento da inovação no país.”, acrescentou Prates.

O próximo Módulo – “Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios”, terá início no dia 21 de outubro de 2011, também na Sede da ABIMAQ em São Paulo.


Publicado no Jornal Informaq,
da ABIMAQ, edição de Setembro/11 p.13
Título: "
USP encerra na ABIMAQ o 1º módulo do Programa Gestão para o Empreendedorismo Inovador"
Redação e Assessoria de Imprensa Vervi Comunicações



 


Abaixo, transcrevemos na integra, os depoimentos que recebemos de alguns alunos, que participaram do curso:



            “A participação no Programa abre caminhos para uma postura articulada, capacitando o empreendedor para gerenciar a inovação na empresa e prepará-la para sua inserção no mercado internacional”.

Aline Perini, Consultora em avaliação de intangíveis,



            “Acredito que o curso buscou introduzir o tema da inovação as organizações e empreendedores, de forma ampla, neste contexto acredito que o objetivo foi atingido. Como ponto positivo, destaco a possibilidade de relacionamento futuro com os profissionais que ministraram o curso, pesquisadores na área de inovação, que passam a ser referencia para as empresas que participaram desta iniciativa. Como sugestão para as próximas etapas seria muito interessante se os cases estudados pudessem  explorar mais exemplos nacionais, se possível de pequenas empresas, onde o contexto de inovação é desenvolvido apesar de todas as restrições existentes e conhecidas”.

Andrea Krobath, DWS Sistemas de Informatica.



            “Participei das aulas e fiquei muito satisfeita com a qualidade do conteúdo apresentado e organização de maneira geral. Acredito, que foi uma excelente oportunidade de interação com profissionais ligados à Inovação em diversas áreas de atuação e de aquisição de conhecimentos, muito importantes para meu desenvolvimento profissional”.

Daniela Diógenes, Natura



            “Destaco neste curso a boa condução dos docentes que promoveram a conversa com todos no grupo. Prova disso foi a disposição dos alunos nas duas últimas aulas do módulo em forma de “U”, com a intenção de potencializar estes diálogos e participação de todos. Inicialmente isso já é um desafio, uma vez que o grupo é de uma heterogeneidade enorme: engenheiros, médicos, executivos de industria, TI, jovens, não jovens, etc. O aprimoramento e alinhamento de todos com o tema nos trouxe um diferencial enquanto profissionais e, logicamente, mais oportunidades para dentro da empresa em que trabalhamos. A, já tradicional, troca de cartões ocorreu com naturalidade, mas não como oportunidade de negócio, mas com intuito de melhorar nosso conhecimento nesse assunto (para mim fascinante). Parabenizo a iniciativa desta parceria (Faculdade / Abimaq / Empresas) e, já que entendemos o conhecimento como matéria prima básica para a inovação, apoio construirmos juntos esta base”. 


Erick Rodrigues, Festo Automação



             “A preparação das pessoas e do ambiente para Inovação, são condições estratégicas para o diferencial competitivo, por este motivo acreditamos que esta iniciativa de criação do Programa de Gestão para o Empreendedorismo Inovador, é uma ótima oportunidade para nossa equipe. A somatória de um conteúdo atualizado, apresentado por uma escola de alto nível, e suportado por uma instituição como a ABIMAQ, é a fórmula de sucesso para um curso atraente que gera resultados”.

Paulo Roberto dos Santos, Festo




            "A iniciativa do INGTEC e da ABIMAQ em promover este curso, está sendo uma grande oportunidade para a Thermoval e demais empresas do setor de bens de capital para obter informações de como usufruir dos recursos disponibilizados pelo governo para fomento da inovação no país. Muitas empresas inovadoras estão em busca de recursos, mas têm grande dificuldade de consegui-los por falta de informação".

Queila Prates, Thermoval



            “O dia a dia na empresa tende a nos tornar acomodados quanto à busca de cursos de reciclagem. Sentia necessidade de suprir lacunas de conhecimento voltado ao atendimento de alguns projetos dentro da empresa. Em meio à acomodação e à necessidade, o convite para o curso conduzido pelo Ingtec, em parceria com a Abimaq, caiu como uma luva! Da primeira leitura do programa ao final do primeiro módulo, meu interesse e motivação mantiveram-se em alta. O alto nível dos professores, a maneira com que abordam as várias facetas do tema INOVAÇÃO, a forma com que conduzem as aulas, tudo isso prende nossa atenção e nos faz refletir a respeito do posicionamento de nossa empresa em relação ao assunto. A troca de idéias com os colegas de outras empresas também é muito enriquecedora. Estou muito satisfeita por poder participar da iniciativa e pretendo seguir em frente, frequentando os próximos módulos”.



Regina Junqueira Mendonça, Braliyx


            “Realmente foi uma excelente oportunidade participar deste primeiro módulo do curso de Empreendedorismo Inovador. Em minha opinião, posso citar três grandes diferenciais deste curso: primeiro: Professores de alto nível que apresentam muito conhecimento não somente teórico mas, também, prático; segundo: Oportunidade de trocar conhecimentos com outros alunos que trabalham efetivamente na área de empreendedorismo e terceiro: Estudo de cases de diversas empresas que inovaram implementando o empreendedorismo como forma de diferencial competitivo”.

Roberto Munhoz, Guarany


.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

ABIMAQ IPDMAQ, Instituto Mauá, Universidade Steinbeis



Programa de Mestrado Profissional em Gestão Internacional de Negócios.


A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos - ABIMAQ, em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia e a Universidade Steinbeis de Berlim, Alemanha, abriu inscrições para a turma 03 do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Internacional de Negócios.


Associados da ABIMAQ terão desconto de 10% nas mensalidades.


Diferenciais deste programa:
•   Todo participante receberá uma dupla diplomação:
Master of Arts in International Management reconhecido em toda União Européia, oferecido pela Universidade Steinbeis.
MBA em Administração de Negócios reconhecido no Brasil, oferecido pelo Instituto Mauá de Tecnologia.

•   Viagem de 3 (três) semanas à Alemanha para realização do módulo internacional.
•   Emprego do conceito dual de ensino alemão, ou seja, desenvolvimento de projetos reais e práticos durante o programa.
Início do Curso: março de 2012
Dias de aula: quintas-feiras (das 13 às 22h), sextas-feiras e sábados (das 8 às 17h), em média uma vez por mês.
Local das Aulas: Rua Pedro de Toledo, 1071 - Vila Mariana - São Paulo


Informações sobre a Universidade Steinbeis (Steinbeis University)
A Universidade Steinbeis, fundada em 1994, é uma universidade privada, reconhecida publicamente e com direito de outorga de títulos de Bacharel, Mestre e Doutor; tem como filosofia a transferência de tecnologia e conhecimento entre universidade e empresa. Seu objetivo principal é a qualificação profissional através do desenvolvimento de projetos práticos e reais.www.steinbeis-hochschule.de

Faculdade de Empreendedorismo e Negócios e Internacionais(School of International Business and Entrepreneurship)
Como um dos campi da Steinbeis, a Faculdade de Empreendedorismo e Negócios Internacionais (SIBE) tem como filosofia o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. Os cursos são oferecidos para empresas privadas, organizações não governamentais e órgãos públicos, visando à capacitação tanto de jovens talentos como de executivos que buscam uma melhor qualificação e que pensam de forma globalizada, com espírito empreendedor.www.steinbeis-sibe.de


Secretaria de cursos:

Instituto Mauá de Tecnologia:- Telefone: (11) 5088-0848 das 13h00 às 21h00
- Email:
mba@maua.br
- Rua Pedro de Toledo, 1071 - Vila Mariana - São Paulo - CEP 04039-033

Universidade Stenbeis- Eng. Diego Nascimento
- Tel: ++ 55 (12) 3126.4322 Tel.: ++55 (12) 9101.4193
- Email:
d.nascimento@steinbeis-sibe.de



Maiores informações (programa, corpo docente, investimento), no link: http://www.maua.br/posgraduacao/mestrado-gestao-internacional-negocios

.