Este Blog é destinado ao registro e divulgação de nossas atividades e propostas.
O IPDMAQ faz parte do Sistema ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

IPDMAQ é convidado para abrir evento Autodesk Inovação Brasil 2012




A Secretária Executiva do IPDMAQ – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos, da ABIMAQ, Anita Dedding, proferiu palestra de abertura, no evento Autodesk Inovação Brasil 2012 – Tendências e Soluções para Indústria Nacional Vencer no Mercado Global, ocorrido em 07 de agosto de 2012, na sede da Amcham - Câmara Americana de Comércio, em São Paulo.

A proposta do evento consistia em discutir e apresentar soluções para os mais diversos desafios da indústria, apresentando projetos com custo-benefício acessíveis e propondo processos eficientes, como: a redução dos custos e o tempo gastos em prototipagem; a simulação da funcionalidade de projetos com rapidez e precisão; o uso da computação em nuvem para otimizar um produto; a comunicação no projeto com eficiência de visualizações realistas e; a troca de dados entre as diversas áreas da engenharia sem a perda de informação.

Foram abordadas, dessa forma, tendências, soluções, novas ferramentas e fluxos de trabalhos inteligentes para projetos de produtos, máquinas, equipamentos e layouts de fábricas eficientes.



E, para ter acesso, a apresentação de Anita Dedding, visite nossa página no Slideshare: http://www.slideshare.net/ipdmaq




IPDMAQ ABIMAQ participa de Painel Tecnológico no 67º Congresso da ABM



O Presidente do IPDMAQ – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos e Diretor de Tecnologia da ABIMAQ, João Alfredo Delgado, proferiu palestra no 67º Congresso Internacional da ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração.

O Congresso da ABM é o evento mais tradicional da Associação e chegou a edição de 2012, com novo formato, trazendo entre as atividades painéis totalmente focados em tecnologia. Conhecido por ser um importante fórum de discussões para o crescimento e desenvolvimento do setor minerometalmecânico, o evento aconteceu entre os dias 31 de julho a 03 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro.

Com o título “Indústria de Bens de Capital e conteúdo local: uma visão setorial”, a apresentação integrou o Painel Tecnológico – “Inovação e conteúdo nacional - desafios e/ou oportunidades? Óleo, gás e mineração” e, contou ainda, com os debatedores: Roberto Cruz - Coordenador de Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Nacional CENPES / PETROBRAS, Stephen Potter - Diretor de Planejamento Integrado e Desenvolvimento Tecnológico da VALE, Fernando Antonio Freitas Lins - Diretor CETEM, Rodrigo Bacellar - Superintendente Área de Insumos Básicos BNDES e Fatima Cunha da Silva - Gerente de Engenharia - Materiais da FMC Technologies

Arthur Pinto Chaves - EPUSP e Carlos Cunha D. Henriques – PETROBRAS, foram os coordenadores do painel, neste dia.


A programação completa do evento, pode ser acessa através do site da ABM:


E, para ter acesso, a apresentação de João Alfredo Delgado, visite nossa página no Slideshare: http://www.slideshare.net/ipdmaq



IPDMAQ é apresentado na CSFEI da ABIMAQ




Registro da publicação da notícia, na revista Industrial Heating Brasil:


João Delgado, diretor do DTE / IPDMAQ, apresenta o Departamento de Tecnologia da ABIMAQ.

"Dentro do proposto pelo atual presidente da CSFEI, Sr. Mateus Salzo, de apresentar em cada reunião da câmara um departamento da ABIMAQ, foi convidado o Sr. João Alfredo Saraiva Delgado, Diretor Executivo do Departamento de Tecnologia da ABIMAQ e presidente do IPDMAQ, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

Conforme João Alfredo, seu departamento tem como principais atividades: a disseminação da cultura da inovação nas empresas, a articulação político institucional para questões de tecnologia e inovação, orientação para empresas em tecnologia, inovação e propriedade intelectual, palestras, seminários e visitas técnicas e workshops sobre disseminação e capacitação das empresas em “Gestão da Inovação”.

João Alfredo alertou os presentes sobre um projeto que visa a criar o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados em Brasília. De iniciativa da comunidade científica brasileira, sem consulta às indústrias brasileiras, o Projeto de Lei 2177/11 tem por objetivo substituir o conjunto de leis hoje existentes sobre o assunto por um único instrumento. 

Conforme o diretor da ABIMAQ, apesar de o projeto ter como objetivo promover o avanço da Política Nacional da Ciência, o IPDMAQ está se posicionando contrariamente à iniciativa, por conta dos aspectos negativos que ela acarreta para a indústria nacional, colocando em risco o futuro de políticas recentes, que levam em conta a inovação da empresa, como, por exemplo, o Plano Brasil Maior, entre outros. 

Ele conclui dizendo que na forma que o PL 2177/11 se encontra, o setor produtivo deixa de ser visto como ator responsável pela inovação, prejudicando a já combalida competitividade da indústria nacional."  

(...)



A integra da notícia poderá ser obtida através do link:

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Celso Vicente, IPDMAQ, abre reunião do Conselho de Tecnologia da ABIMAQ



A criação de novos centros de inovação e de serviços tecnológicos para indústria brasileira foi o tema central da 7ª reunião do Conselho de Tecnologia da ABIMAQ, no início de julho, em São Paulo. O evento foi o primeiro do tipo realizado em formato aberto e contou com a participação de 35 representantes de 24 empresas.

Alberto Xavier Pavim, responsável pela Gerência de Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Alberto Xavier Pavim, que apresentou o “Programa SENAI de Apoio à Competitividade Industrial”. A iniciativa prevê a criação de uma rede de institutos de inovação, e a expansão da rede de serviços tecnológicos que já presta à indústria, com a criação dos institutos SENAI de Tecnologia..

“O SENAI tem sido parceiro da indústria há décadas no fornecimento do nosso ativo mais valioso, que é a mão de obra qualificada. Agora a entidade abraça o desafio de aumentar a competitividade da indústria brasileira, e os seus novos centros serão imprescindíveis para auxiliar as empresas do nosso setor a desenvolverem os seus produtos”, afirmou Celso Vicente, Vice-Presidente e Coordenador do Conselho de Tecnologia da ABIMAQ, e Conselheiro do IPDMAQ.

No total, está prevista a abertura de 38 institutos de Tecnologia distribuídos em 16 estados brasileiros. Os serviços tecnológicos para o segmento metal-mecânico deverão ser prestados nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Goiás. Em paralelo está prevista a criação de 23 institutos SENAI de Inovação. Esses centros estarão distribuídos em 14 estados, e organizados em 8 áreas do conhecimento: Produção, Materiais e Componentes, Engenharia de superfícies e Fotônica, Microeletrônica, Tecnologia da Comunicação e Informação, Tecnologias Construtivas, Energia e Defesa.

O programa vai exigir investimentos de quase R$ 2 bilhões, dos quais 1,5 bilhão será desembolsado pelo BNDES e R$ 400 milhões pelo SENAI.



Impressões da indústria

O principal questionamento foi como situar os institutos SENAI de Inovação no modelo brasileiro, no qual a pesquisa hoje é fortemente estimulada apenas dentro das universidades, ou como dotar essas dezenas de novos centros em todo o país com a quantidade necessária de mestres e doutores.

Para João Alfredo Delgado, diretor de Tecnologia da ABIMAQ e presidente do IPDMAQ, a realização da primeira reunião aberta do Conselho de Tecnologia criou uma oportunidade para que as empresas pudessem conhecer o Programa SENAI de Apoio à Competitividade Industrial, e para que se envolvessem diretamente na discussão da política tecnológica e de inovação.

Segundo Delgado, o modelo não exclui as reuniões ordinárias do conselho, que continuarão acontecendo a cada dois meses, mas cria um momento para debates ampliados, com convidados especiais que possam trazer informações relevantes para o setor, e conhecer as necessidades das empresas. “O conselho é um espaço no qual ocorre uma interação entre as empresas para se discutir uma agenda de tecnologia e inovação para o setor”, complementou Anita Dedding, Secretária Executiva do IPDMAQ, A próxima reunião do Conselho está marcada para 5 de setembro, na sede da ABIMAQ.




DEPOIMENTOS


Gostei muito do projeto, é muito bom saber que existem ainda cabeças pensantes que visam o interesse publico para um futuro melhor.
Luiz Barella, Solotest, Presidente da Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos e Instrumentos para Controle de Qualidade, Ensaio e Medição - CSQI

A iniciativa do SENAI de criar os Centros de Inovação pode significar a desmistificação do tema para muitas pequenas e médias empresas.
Paulo Roberto dos Santos, Festo – SAM

Considero que teremos dificuldades na adaptação do modelo alemão à realidade brasileira, pois as instituições escolas, empresariado e sindicatos no Brasil tem filosofias e direções divergentes.
Dante Battaglio – CEO AVANÇO – ORIZIO

Para se destacarem num mercado tão competitivo as empresas precisam inovar, e é isto que o Senai está buscando, desenvolver um sistema brasileiro de inovação.
Aline Ballester, Audaces

A apresentação foi bastante esclarecedora e mostra que a ABIMAQ está atenta aos problemas da indústria, que vem tendo grande dificuldade para preencher vagas de trabalho.
Christian M. R. de Andrade, Fibermaq Equipamentos Ltda.

Se quisermos um país forte e viável economicamente e reconhecido por produtos de qualidade, temos que olhar além de iniciativas isoladas.
Sérgio Cristofoletti, Starret Ind. e Com. Ltda.

Ótima iniciativa da Abimaq em trazer o Senai para compartilhar conosco os investimentos que vão fomentar ótimas oportunidades para a industria de maquinas e equipamentos.
André Rodrigues, SKF do Brasil Ltda.

Foi com enorme satisfação que nós da EDG tomamos conhecimento do que o SENAI vem ultimando em benefício do relacionamento Empresa / Trabalho.
Mateus Salzo, EDG Equipamentos

Entendemos que esse novos Centros de Inovação irão agregar conhecimento e agilidade no desenvolvimento de novos produtos.
Flávia Furlan, Guarany

Estes encontros podem realizar a sintonia perfeita entre as necessidades e demandas das empresas através da Abimaq com o SENAI.
Jose Augusto Smeets, IESA

Há necessidade de proporcionar conhecimentos básicos de Gestão da Inovação, de modo a que os líderes consigam desenvolver iniciativas em P&D.
Mario Larco, Record S/A

A escolha das unidades de ensino do SENAI não poderia ser melhor para estreitarmos o caminho do conhecimento acadêmico até a necessidade da indústria.
Reinaldo Dallacqua Assumpção, ASCOVAL



OBS: Acesse a apresentação (ppt), do Senai: Clique aqui!




Publicado no Jornal Informaq,da ABIMAQ, edição de Ago/12 p.11
Título:
Conselho de tecnologia e associadas debatem novos centros de inovação

Redação e Assessoria de Imprensa Vervi Comunicações


Acesse, também, através do Link: