Este Blog é destinado ao registro e divulgação de nossas atividades e propostas.
O IPDMAQ faz parte do Sistema ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Analista do IPDMAQ debate políticas públicas na UERJ





O Analista do IPDMAQ, Rodrigo Amaral, apresentou no dia 11 de Outubro último na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, durante o IV Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil – Rio de Janeiro/RJ, um estudo sobre a trajetória da Lei Rouanet no Brasil, entre 1995 e 2010. 

Com este trabalho, Rodrigo defendeu a importância de se analisar o desenvolvimento das políticas públicas no Brasil pela observação da dinâmica das suas regras ao longo do tempo.

Para ele, as políticas públicas são as verdadeiras instituições que orientam as expectativas das pessoas no seu dia a dia: "autores contemporâneos da Ciência Política conceituam que tão ou mais importante que as instituições formais, como o poder legislativo, são as políticas (de saúde, previdência, educação) que atuam sobre a preferência das pessoas, assim como as políticas industriais, de inovação, tecnológica, fiscal e macroeconômica que orientam o comportamento das empresas”.

Em sua apresentação, Rodrigo Amaral procurou demonstrar como conhecer as regras dessas políticas é importante para se compreender qual é o perfil dos grupos que elas tendem a beneficiar. Por outro lado, esta abordagem também permite aos analistas compreenderem como as pessoas e os grupos beneficiados pelas políticas atuam para preservar as regras como se encontram, reforçando a sua trajetória ao longo do tempo e criando cenários de estabilidade.


O estudo está disponível, na íntegra, em

.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

IPDMAQ e ABDI firmam parceria para fortalecer presença do Brasil na ISO



O projeto “Fortalecimento das ações em metrologia, normalização e qualidade industrial do Setor de Máquinas e Equipamentos” enviará representantes do Comitê Brasileiro de Máquinas e Equipamentos Mecânicos, o CB-04, para defender posições do Brasil nas reuniões da ISO que acontecerão em diferentes países entre 2012 e 2013, e patrocinará a tradução de documentos técnicos.

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos – IPDMAQ, braço tecnológico e de inovação do Sistema ABIMAQ – assinou convênio com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), para desenvolver o projeto que visa o fortalecimento das ações em metrologia, normalização e qualidade industrial para o setor de Máquinas e Equipamentos.

Além do apoio financeiro para participação de representantes nas reuniões dos Technical Committees (TCs) da ISO, a ação consiste em financiamento para a tradução de documentos técnicos que possam ser adotados, ou servir como base para elaboração de normas próprias brasileiras.

O projeto tem a duração prevista de 24 meses, e a meta de garantir participação em nove reuniões dos TCs da ISO no Brasil e no Exterior, bem como a tradução simples e juramentada de duas mil laudas para documentos técnicos.

Anita Dedding, Secretária Executiva do IPDMAQ e Coordenadora do Projeto, acredita que as atividades planejadas poderão produzir resultados significativos para o fortalecimento da normalização. Além de intensificar a participação brasileira nas reuniões da ISO, o projeto deve incentivar a realização das reuniões dos TCs e SCs espelhos do CB-04 no Brasil, produzir subsídios para que o comitê e os grupos de estudo em atividade possam elaborar e traduzir normas técnicas e contribuir para a harmonização crescente entre as normas brasileiras e estrangeiras.



Publicado no Jornal Informaq, da ABIMAQ, edição de Out/12 p.14
Título:
IPDMAQ e ABDI firmam parceria para fortalecer presença do Brasil na ISO

Redação e Assessoria de Imprensa Vervi Comunicações



Acesse, também, através do link:


.

IPDMAQ e FINEP iniciam nova parceria – NAGI


Nestes tempos em que a palavra de ordem do mercado é inovar, o IPDMAQ acaba de conquistar uma grande oportunidade para que as empresas associadas à ABIMAQ possam aprimorar a forma como hoje gerenciam a criação de novos produtos.

No dia 23 de agosto foi assinado com a Agência Brasileira de Inovação, a FINEP, o Convênio nº 01.12.0332.00 que destinará R$ 2,4 milhões durante os próximos 2 anos para a estruturação do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação da ABIMAQ, um espaço que deverá atender, inicialmente, 40 empresas do setor de bens de capital.

Para Celso Vicente, Vice-presidente e Coordenador do Conselho de Tecnologia da ABIMAQ, esta ação vem fortalecer o trabalho que tem sido feito há quase 3 anos: “Os resultados expressivos que foram obtidos até o momento, e o início de mais este projeto são uma evidência de que estamos na direção correta para viabilizar a inovação junto aos fabricantes de máquinas e equipamentos”.



AÇÕES CONTÍNUAS

O IPDMAQ tem realizado encontros regulares para discutir a importância de as empresas integrarem as suas áreas de engenharia, financeira e comercial na elaboração de projetos de inovação que possuam viabilidade de mercado. A criação desses novos núcleos aprofundará este conceito da integração entre áreas, e se dará a partir de um curso à distância, de um serviço de diagnóstico detalhado, e de uma consultoria direta para cada uma das empresas.

Todos esses serviços serão prestados de maneira personalizada e gratuita, graças aos recursos assegurados pelo projeto. Como esclarece João Alfredo Saraiva Delgado, Presidente do IPDMAQ e Diretor de Tecnologia da ABIMAQ: “essas tarefas já começaram a ser desenvolvidas com o Convênio que possuímos junto ao Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica, o CNPq.

Desde 2011 capacitamos mais de 140 empresas em workshops, sendo quase 30 dessas visitadas nas suas sedes para uma primeira discussão das suas propostas”. Essas mesmas empresas e outras interessadas poderão participar desta nova iniciativa que o Programa Gestão da Inovação na Indústria de Bens de Capital começará a oferecer, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.



POLÍTICAS DE INOVAÇÃO

No livro “Inovação: estratégias de sete países”, Glauco Arbix, atual Presidente da FINEP, propõe que as políticas públicas de inovação tenham as empresas como foco principal, e que sejam criados sistemas de apoio a elas na “fase pré-projeto”, de modo a auxiliá-las “a precisar seus diagnósticos e a formular projetos de maior qualidade”.

Para Anita Dedding, Secretária Executiva do IPDMAQ e Coordenadora do Projeto NAGI, as ações realizadas pelo IPDMAQ seguem nesta direção: “desenvolver projetos de inovação tecnológica é uma tarefa desafiadora para uma empresa que trabalha sozinha. Por isto a ABIMAQ tem procurado, através do IPDMAQ, criar condições de diálogo e cooperação entre empresas, bem como desenvolver ferramentas que as auxiliem de maneira gratuita com informações de mercado que elas não conseguem levantar isoladamente”.



Publicado no Jornal Informaq,da ABIMAQ, edição de Out/12 p.14
Título:
IPDMAQ e FINEP iniciam parceria para capacitar e assessorar empresas em inovação

Redação e Assessoria de Imprensa Vervi Comunicações



Acesse, também, através do link:

.