Este Blog é destinado ao registro e divulgação de nossas atividades e propostas.
O IPDMAQ faz parte do Sistema ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

terça-feira, 29 de maio de 2012

IESA recebe o IPDMAQ




Comitê de Inovação da empresa, recebe a visita do IPDMAQ


Na última quarta-feira, 16 de maio, o Comitê de Inovação da IESA - empresa associada da ABIMAQrecebeu as presenças de Juliano Carillo Gomes, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Ipdmaq) e de Eliza Coral, da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), em sua planta de Araraquara (SP), com o intuito de apresentar os projetos já realizados pelos grupos de “Gestão da Inovação” da IESA, e discutir com as instituições, oportunidades de parcerias tecnológicas e fontes de recursos e financiamentos.

Na reunião foram apresentados dois projetos: “Utilização de Backing Cerâmico em Soldas de Penetração Total” e “Modelagem e parametrização de desenhos 3D”. Durante o encontro também foram discutidas novas maneiras de formalizar parcerias com instituições financiadoras de projetos como o FINEP e o BNDES.

O IPDMAQ, que integra o Sistema ABIMAQ, tem por finalidade estimular ações empresariais em pesquisa e desenvolvimento tecnológico e promover um ambiente de apoio às empresas em seus esforços para transformar idéias em produtos e serviços competitivos. A Fundação Certi (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) atua em parceria com empresas geradoras de soluções tecnológicos inovadora, para a sociedade e o mercado brasileiro.

A visita faz parte das atividades, do projeto, coordenado pelo IPDMAQ: “Programa de Gestão da Inovação na Indústria de Bens de Capital” - realizado em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.



FOTO: Da esquerda para à direita: Juliano (IPDMAQ), Paula, Tardivel, José Elias, Victor Prado, Smeets, Eliza (CERTI), Marco Bernardi e Marco Milliotti


Para saber mais sobre a IESA, acesse: http://www.iesa.com.br



.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Energia Renovável e as Indústrias de Bens de Capital




No último dia 02 de maio, ocorreu na sede da ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, em S. Paulo, a apresentação do relatório final consolidado do Projeto PDTS-IBKER - Avaliação das Perspectivas de Desenvolvimento Tecnológico Setorial para Indústrias de Bens de Capital em Energia Renovável, organizado pela ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial com o apoio do IPDMAQ - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos.


O Projeto foi elaborado pelo Grupo de Indústria e Competitividade GIC-IE da UFRJ e teve como foco as energias renováveis das fontes eólica, solar e tradicionais (biomassas e PCHs).

Fazem parte da equipe de pesquisa, os professores:
            David Kupfer (IE/UFRJ)
            Fabio Stallivieri (FE/UFF)
            Ricardo Naveiro (Poli/COPPE/UFRJ)
            Rodrigo Sabbatini (IE/Unicamp)


O trabalho objetivou levantar as perspectivas de desenvolvimento tecnológico para as indústrias de bens de capital para energia renovável (IBKER), nos próximos 15 anos.

O estudo subsidiara as iniciativas do governo e do setor privado, na construção de Agendas Tecnológicas para o setor. 



Entre as conclusões apontadas, podemos destacar:

* a tendência de maior participação de energias renováveis na Matriz Energética brasileira,
* diversificação das fontes de energia renováveis, com maior participação da eólica e solar,
* a necessidade de criar novas capacitações para a produção de tecnologias que ainda possuem um baixo potencial
* a necessidade de incentivo a pesquisa nas empresas e nas instituições de pesquisa.


.