Este Blog é destinado ao registro e divulgação de nossas atividades e propostas.
O IPDMAQ faz parte do Sistema ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos, na ABIMAQ


Abaixo, segue transcrição p/ registro, do discurso de Celso Vicente, Vice-presidente de Tecnologia da ABIMAQ, na oportunidade da abertura do Seminário de Política Nacional de Resíduos Sólidos, ocorrido na sede da associação, em 21/jul/11 de iniciativa do Depto de Responsabilidade Ambiental – RSA e com o apoio do IPDMAQ.
(ver post de 21/julho, para deatalhes)



Boa tarde a todos

Quero primeiramente cumprimentar a Diretora de Responsabilidade Ambiental da ABIMAQ, Alessandra Bernuzzi, pela Iniciativa deste Seminário.

Cumprimento também o Deputado Federal Arnaldo Jardim e o Chefe de Gabinete do Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente, Sr. Sérgio Antonio Gonçalves.

Da mesma forma, eu cumprimento todos os presentes, os representantes das empresas do nosso setor, os representantes de prefeituras, sindicatos e universidades que, pela presença, demonstram um grande interesse no tema que será debatido nesta tarde.


O apoio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Indústria de Máquinas e Equipamentos - IPDMAQ na organização deste evento representa um entendimento de que a responsabilidade ambiental na indústria de máquinas passa necessariamente pela inovação tecnológica.

Basicamente, toda inovação tecnológica, seja ela no desenvolvimento de um novo produto, de um novo serviço ou mesmo de um novo processo, tem a oportunidade de adotar novos padrões ambientalmente responsáveis.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos nos interessa muito, particularmente, em dois aspectos:

- O primeiro aspecto é a logística reversa, instituída pela Lei 12.305 (de 2 de agosto de 2010), que exige das empresas uma modificação importante, nos processos de coleta e estoque dos produtos finais, já utilizados, e que passam a ser considerados resíduos. Agora finalmente combate-se de frente o descarte irresponsável de resíduos, e com isso combate-se o desperdício daquilo que pode ser um insumo aproveitável no processo produtivo.

- O segundo aspecto é o próprio processo de transformação desse resíduo em insumo na produção e o descarte do que não pode ser mais utilizado.

Acreditamos que este seminário irá contribuir para o esclarecimento maior desse tema.


Agradecemos a presença de todos e bom trabalho.
Obrigado.


Foto: Celso Vicente - Vice-presidente de Tecnologia da ABIMAQ
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário