Ao alcance de pequenos e médios empresários, o programa SES – Sênior Experten Service, parceria entre o governo alemão e as Câmaras Alemãs, representa a oportunidade de intercâmbio de informações e tecnologia, ao arregimentar especialistas alemães aposentados altamente qualificados para atuar como voluntários na implementação de novas técnicas e projetos, promoção de treinamentos e desenvolvimento de soluções para problemas operacionais, entre outras atividades, em empresas ao redor do mundo.
Financiado pelo Ministério do Desenvolvimento alemão, com apoio de associações da economia alemã, como a Câmara de Comércio e Indústria Alemã (DIHK).
Durante workshop promovido pelo IPDMAQ / ABIMAQ em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre, no dia 10 de agosto, intitulado “Como ter um Consultor Alemão Voluntário em sua Empresa” foram abordados detalhes do programa e procedimentos para participação no mesmo. Patrícia Souza, coordenadora de Projetos e Transferência de Tecnologia, apresentou um histórico do programa, que conta com mais de sete mil especialistas com experiência em mais de cinqüenta setores da indústria e já realizou com êxito mais de 20 mil projetos, em 156 países.
A coordenadora colocou-se à disposição dos participantes para tirar as dúvidas relacionadas ao preenchimento de formulários, prazos, documentação e demais etapas envolvidas no processo. Segundo ela, o prazo entre enviar a solicitação e a vinda do consultor varia de acordo com a dificuldade de encontrar o técnico adequado para a missão. Em média, o processo dura de três a cinco meses. A duração da missão no Brasil é determinada pela empresa brasileira.
Na ocasião, Galdino Ferreira de Souza, engenheiro e diretor da Royall Diamond Ferramentas Diamantadas Ltda, apresentou um case relatando sua experiência com o projeto: “A convivência com o sênior alemão que esteve atuando em minha empresa por meio do SES foi fantástica. Eles são extremamente criteriosos, meticulosos e incansáveis no trabalho. Melhoramos a qualidade dos rebolos, otimizamos fórmulas e processos e estamos aumentando nossa participação no mercado em função das melhorias conquistadas”, declarou Souza.
O evento tem grande importância, uma vez que, vai diretamente ao encontro da missão do IPDMAQ, que consiste em estimular, apoiar e orientar a indústria de máquinas e equipamentos, no desenvolvimento de ações voltadas às atividades de P,D & I.
Publicado no Jornal Informaq,
da ABIMAQ, edição de agosto/11 - p.16
Título: IPDMAQ e ABIMAQ promovem programa que oferece consultoria voluntária de profissionais alemães.
Foto: Patrícia Souza - Coord de Projetos da AHK - Câmara Brasil Alemanha de Porto Alegre/RS
.
Redação e Assessoria de Imprensa: Vervi Comunicações
Também, no site da ABIMAQ
http://www.abimaq.org.br/site.aspx/Abimaq-Informativo-Mensal-Infomaq?DetalheClipping=11&CodigoClipping=186
http://www.abimaq.org.br/site.aspx/Abimaq-Informativo-Mensal-Infomaq?DetalheClipping=11&CodigoClipping=186
Foto: Patrícia Souza - Coord de Projetos da AHK - Câmara Brasil Alemanha de Porto Alegre/RS
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário