Este Blog é destinado ao registro e divulgação de nossas atividades e propostas.
O IPDMAQ faz parte do Sistema ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

IPDMAQ e ABIMAQ promovem programa: consultoria voluntária alemã



Ao alcance de pequenos e médios empresários, o programa SES – Sênior Experten Service, parceria entre o governo alemão e as Câmaras Alemãs, representa a oportunidade de intercâmbio de informações e tecnologia, ao arregimentar especialistas alemães aposentados altamente qualificados para atuar como voluntários na implementação de novas técnicas e projetos, promoção de treinamentos e desenvolvimento de soluções para problemas operacionais, entre outras atividades, em empresas ao redor  do mundo. 

Financiado pelo Ministério do Desenvolvimento alemão, com apoio de associações da economia alemã, como a Câmara de Comércio e Indústria Alemã (DIHK).

Durante workshop promovido pelo IPDMAQ / ABIMAQ em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre, no dia 10 de agosto, intitulado  Como ter um  Consultor Alemão Voluntário em sua Empresa” foram abordados detalhes do programa e procedimentos para participação no mesmo. Patrícia Souza, coordenadora  de Projetos e Transferência de Tecnologia, apresentou um histórico do  programa, que conta com mais de sete mil especialistas com experiência em mais de cinqüenta setores da indústria e já realizou com êxito mais de 20 mil projetos, em 156  países. 

A coordenadora colocou-se à disposição dos participantes para  tirar as dúvidas relacionadas ao preenchimento de formulários, prazos, documentação e demais etapas envolvidas no processo. Segundo ela, o prazo entre enviar a solicitação e a vinda do consultor varia de acordo com a dificuldade de encontrar o técnico adequado para a missão. Em média, o processo dura de três a cinco meses. A duração da missão no Brasil é determinada pela empresa brasileira. 

Na ocasião, Galdino Ferreira de Souza, engenheiro e diretor da Royall Diamond Ferramentas Diamantadas  Ltda, apresentou um case relatando sua experiência com o projeto: “A convivência com o sênior alemão que esteve atuando em minha empresa por meio do SES foi fantástica. Eles são extremamente criteriosos, meticulosos e incansáveis no trabalho. Melhoramos a qualidade dos rebolos, otimizamos fórmulas e processos e estamos aumentando nossa participação no  mercado em função das melhorias conquistadas”, declarou Souza. 

O evento tem grande importância, uma vez que, vai diretamente ao encontro da missão do IPDMAQ, que consiste em estimular, apoiar e orientar a indústria de máquinas e equipamentos, no desenvolvimento de ações voltadas às atividades de P,D & I.


Publicado no Jornal Informaq,
da ABIMAQ, edição de agosto/11 - p.16
Título: IPDMAQ e ABIMAQ promovem programa que oferece consultoria voluntária de profissionais alemães.
Redação e Assessoria de Imprensa: Vervi Comunicações



Foto: Patrícia Souza - Coord de Projetos da AHK - Câmara Brasil Alemanha de Porto Alegre/RS



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário