Este Blog é destinado ao registro e divulgação de nossas atividades e propostas.
O IPDMAQ faz parte do Sistema ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Inovação é imperativo para o país - posse do novo ministro Raupp, no MCTI



A inovação tecnológica deixou de ser uma opção e passou a ser um imperativo para o desenvolvimento do país”

Foi o que afirmou o novo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, no discurso de posse, sexta-feira (24), no Palácio do Planalto, cerimônia em que o Presidente do IPDMAQ e Diretor de Tecnologia da ABIMAQJoão Alfredo Saraiva Delgado esteve presente.


Raupp afirmou, também, que pretende ampliar a infraestrutura da ciência e tecnologia, e unir universidades e institutos de pesquisa para desenvolver projetos estratégicos.

Tenho absoluta consciência da exigência sem precedentes para que a ciência, tecnologia e inovação contribuam para o desenvolvimento do país. O desafio da inovação ganhou novo patamar. Inovação não é opção, é imperativo. O futuro do país depende desse esforço criativo”, ressaltou.


O novo Ministro Marco Antonio Raupp, que estava no comando da Agência Espacial Brasileira (AEB / MCTI), substitui na pasta Aloizio Mercadante, que tomou posse como ministro da Educação. Na oportunidade, Mercadante defendeu que, além da educação, a ciência, a tecnologia e a inovação façam parte do eixo estruturante do desenvolvimento do Brasil.

O Brasil tem que olhar para uma economia verde sustentável e aprofundar ainda mais o processo de distribuição de renda e riqueza. Para isso, a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação é decisiva”, disse.


Durante sua exposição, Raupp convocou governo, sociedade e empresas a somar esforços para a solução dos grandes problemas nacionais. A seu ver, o MCTI deu um passo importantíssimo nessa direção ao estabelecer a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) para o período de 2012 a 2015.

Disse, ainda, contar com a colaboração da comunidade científica e dos setores empresariais para a missão de suceder Aloizio Mercadante à frente do MCTI, que qualificou como difícil e honrosa. E acenou para um trabalho em sinergia: “Vamos fazer com que a nossa educação e a nossa ciência sejam motivos de orgulho para o Brasil e para os brasileiros, e de admiração para o mundo”.

João Delgado aponta que é muito positivo, o Ministro Raupp, enfatizar a necessidade de fortalecer os institutos de pesquisa para a intermediação do conhecimento científico com o sistema produtivo. Ficando a universidade, com o papel de gestora dos grandes desafios do pensamento e da promoção e disseminação do conhecimento.


Extraído da pág do MCTI:
Foto: Ascom




MARCO ANTONIO RAUPP

Natural de Cachoeira do Sul (RS), 1938. Doutor em Matemática pela Universidade de Chicago, é livre-docente pela Universidade de São Paulo, onde foi professor associado no Instituto de Matemática e Estatística. Graduou-se em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Foi pesquisador e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

Foi presidente e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA) e foi membro titular do Conselho Superior da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Presidiu a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Foi membro titular do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT), presidente do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS), todas instituições integrantes do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação.

Foi um dos mentores da criação do Parque Tecnológico de São José dos Campos organização que dirigiu entre 2006 e 2011 – onde o Ipdmaq (instituto de pesquisa do sistema Abimaq), também está presente.


Fonte:


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário