Após, ser realizado nas sedes regionais da Abimaq, no decorrer dos últimos meses (Belo Horizonte, Curitiba, Joinville, Piracicaba, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e São José dos Campos), ocorreu ontem, 07 de fevereiro, na sede da Associação, em São Paulo, o último workshop Gestão da Inovação, focado na realidade das indústrias.
Novamente, contou com um número expressivo de participantes. As inscrições foram encerradas com antecedência, o que aponta para um interesse crescente do setor, pelo tema. Foram sessenta profissionais, de vinte e oito empresas, localizadas em São Paulo e região.
O IPDMAQ - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos, da ABIMAQ, é a Instituição executora deste Programa que - contempla, no âmbito do Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para a Inovação – Pró-Inova, o Edital nº 65/2009, do CNPq.
(ver maiores detalhes, na aba deste Blog: “Projetos”)
Ao dar boas vindas aos participantes, o Presidente do Ipdmaq (e Diretor de Tecnologia da Abimaq), João Alfredo Delgado, registrou que “inovação não ocorre na acadêmia mas, sim, na indústria e, portanto, as políticas públicas não podem perder isto de vista. A Abimaq, através do Ipdmaq, está atenta as discussões realizadas em torno do novo Código Nacional de Ciência e Tecnologia e, certamente, participará com contribuições, que impulsionem atividades de inovação em nosso setor”.
O professor da Carlos Alberto Schneider, da Fundação Certi, parceira do Ipdmaq, nos trabalhos, ministrou as palestras sobre “Alinhamento conceitual e prática do processo de inovação tecnológica” e sobre as “Parcerias para o desenvolvimento de inovação – Cooperação Universidade / Empresa”.
O workshop contou, ainda, com a presença da professora Elisa Coral, também da Fundação Certi, que trabalhou os temas: “Custos do processo de inovação tecnológica” e “Passo a passo da preparação de um pleito de fomento à inovação”, sendo este último tópico, eleito pelos presentes, o ponto alto dia!
Anita Dedding, Secretária Executiva do Ipdmaq, encerrou as atividades, ao final do dia, destacando a importância da inovação, “para a indústria de nacional de máquinas e equipamentos, consolidar-se de forma competitiva, no cenário mundial”, e colocou o instituto a disposição dos associados da Abimaq, para contribuir nesta tarefa.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário