Teve início, nesta última sexta-feira (02/março), na sede da ABIMAQ em São Paulo, o terceiro módulo do Programa Gestão para o Empreendedorismo Inovador, organizado pelo InGTeC - Núcleo de Pesquisas em Inovação, Gestão Tecnológica e Competitividade em parceria coma FIPASE - Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto, com colaboração do IPDMAQ.
O Programa, que é financiado pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e conta com a colaboração da FEA RP / USP, entre outros, está fortemente alinhado, com a missão e propósitos do IPDMAQ, uma vez que têm como objetivo oferecer cursos de capacitação voltados ao fomento da inovação e empreendedorismo para empresários, executivos e profissionais ligados à inovação.
O módulo III, é composto por cinco encontros e os respectivos conteúdos, estão relacionados a seguir:
Aula 1/5 - Introdução à Propriedade Intelectual
Tratados Internacionais e legislação nacional. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Marcas. Desenho Industrial. Indicações geográficas. Proteção ao Software. Patentes.
Aula 2/5 - Operacionalização da Propriedade Intelectual
Requisitos e importância do registro de marca. Acompanhamento dos trâmites administrativos do registro de marca. Acompanhamento dos trâmites administrativos no processo de concessão de patentes. PCT. Classificação Internacional de patentes. Bases de patentes gratuitas. Busca em base de patentes
Aula 3/5 - Prospecção e aquisição de tecnologias
Mapeamento de tecnologias. Fontes de informações tecnológicas. Técnicas e ferramentas de análise. Aspectos práticos para a construção de plataformas tecnológicas. Identificação e abordagem de potenciais parceiros, aspectos contratuais e alternativas de saída
Aula 4/5 - Avaliação dos resultados em inovação
Indicadores de P&D&I. Construção de indicadores a partir da PINTEC para planejamento tecnológico das empresas. Avaliação das iniciativas governamentais para incentivo à P&D. Desempenho das firmas inovadoras. Características das firmas inovadoras.
Aula 5/5 - Marco regulatório da inovação e defesa da concorrência
Inovação: trajetória tecnológica e apropriabilidade. Defesa da Concorrência. Conflito e Complementaridade entre Propriedade Intelectual e Defesa da Concorrência. Controle de fusões e aquisições em setores intensos em tecnologia. Caso Alcatel/Lucent. O uso anticompetitivo de Direitos de Propriedade Intelectual. Direitos de Propriedade Intelectual Revisitados.
A Coordenação Geral é da Profª Drª Geciane Porto. E, a Coordenação Executiva, de Alexandre Dias.
Para informações complementares, indicamos o site:
Nenhum comentário:
Postar um comentário