Este Blog é destinado ao registro e divulgação de nossas atividades e propostas.
O IPDMAQ faz parte do Sistema ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Grito de Alerta: Ipdmaq participa, com a Abimaq, de protesto contra desindustrialização




O Ipdmaq - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos, que integra o Sistema Abimaq, participou nesta quarta, 04 de Abril, na Assembléia Legislativa de São Paulo, do Grito de Alerta, um protesto de caráter nacional contra a desindustrialização e a favor do emprego, organizado por cerca de 30 entidades patronais e de trabalhadores, dentre elas: ABIMAQ; ABIPEÇAS; ABIFA; ABINEE; ABIPLAST; ABIQUIM; ABIT; CTB; CGTB; CNM/CUT; CNTM; FIEMG; FIESC; FIESP; FIEP; FIERGS; FORÇA SINDICAL; IABR; MOV. BRASIL EFICIENTE; SICETEL; SIMMERS; SIMEFRE; SINAFER; SIND. MET. ABC; SIND. MET. SP; SINDITEXTIL; UGT; UNE; ASS. PAUL. MUNICÍPIOS; 

Na avaliação da ABIMAQ, a indústria brasileira, que levou décadas para ser construída, corre o risco de desaparecer em curtíssimo espaço de tempo, por conta de um modelo econômico equivocado que privilegia o investimento especulativo e não produtivo, incentiva a exportação de commodities, escancara as fronteiras para a entrada de bens industrializados importados e penaliza a manufatura em território brasileiro.

A ABIMAQ e outras entidades de classe já elaboraram e discutiram com o governo diversos trabalhos bem fundamentados com o objetivo de dar solução para questões como a valorização do Real frente ao Dólar, Juros Altos, Custo Brasil, Defesa Comercial, Incentivo ao Investimento, Conteúdo Local, Desoneração dos Investimentos, Incentivos às exportações e tantas outras questões que poderiam dar isonomia ao fabricante nacional frente aos concorrentes estrangeiros.

Segundo o Presidente da ABIMAQ, Luiz Albert Neto, que também estava presente na manifestação, “Não estamos pedindo proteção ou reserva de mercado, apenas queremos ter o direito de concorrer em condições de igualdade”. Tudo que queremos com essas propostas é isonomia, apenas isonomia.

E, complementa, “um país rico e desenvolvido só se constrói com uma indústria de transformação forte e que gera empregos de qualidade para o seu povo, por isso o momento é de irmos às ruas, todos juntos, empresários trabalhadores e estudantes, em defesa da indústria, do emprego e de um Brasil melhor para as futuras gerações”.

O IPDMAQ se soma a essa mobilização defendendo um maior esforço do governo, no apoio à inovação dos produtos brasileiros. Esta é a décima primeira medida emergencial, proposta no documento "Grito de Alerta".



Serviço: Agenda da Mobilização Nacional em Defesa da Indústria.


26/03 - Rio Grande do Sul - Porto Alegre
28/03 - Santa Catarina - Florianópolis
03/04 - Paraná – Curitiba (Evento Suspenso – será remarcado)
04/04 - São Paulo - Capital
12/04 - Minas Gerais - Belo Horizonte
10/05 - Brasília



Fonte:


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário