Este Blog é destinado ao registro e divulgação de nossas atividades e propostas.
O IPDMAQ faz parte do Sistema ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Tecnologia: São José Tecmaq Show 2011 gera bons resultados


Com o objetivo de reunir profissionais do setor de máquinas e equipamentos que atuam nas áreas de engenharia, pesquisa e desenvolvimento de produção, para discutir e disseminar o que há de mais atual no desenvolvimento de tecnologia de processos industriais, projetos e engenharia do setor, foi realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, nos dias 28 e 29 de setembro de 2011, o 1º Simpósio de Tecnologia: São José TECMAQ SHOW 2011.

Durante a abertura do evento, o presidente da ABIMAQ, Luiz Aubert Neto, falou sobre o difícil momento que a indústria nacional está vivendo devido aos juros altos e a falta de investimento, e mais uma vez destacou que todo país rico tem a indústria forte, por isso Aubert enalteceu iniciativas como o simpósio. “O TECMAQ SHOW não é importante só para o setor de bens de capital, esse evento é fundamental para o Brasil, porque é na inovação tecnológica que está o nosso futuro”, afirmou Aubert.

Em seu discurso, Mário Sarraf, vice-presidente da ABIMAQ no Vale do Paraíba, explicou que o evento será bienal, para criar oportunidades das academias de ensino, indústrias e agências de fomentos de terem novas ideias e ressaltou a importância da ação para a região. “O TECMAQ SHOW visa mostrar a comunidade do Vale do Paraíba as oportunidades de fomento no segmento de máquinas e equipamentos e os resultados estão sendo expressivos, pois várias palestras já estão com as inscrições esgotadas”, explica Sarraf.

Celso Vicente, vice-presidente e coordenador do conselho de tecnologia da ABIMAQ, agradeceu ao público presente e ressaltou que o grande número de pessoas participantes mostra que o evento está no caminho certo. “A indústria precisa de informação sobre tecnologia que possa contribuir para pesquisa e inovação tecnológica e com a grande audiência que temos aqui hoje, mostra que as pessoas estão interessadas na difusão da inovação tecnológica”, concluiu Vicente.

O prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, também esteve presente na abertura e elogiou a atuação da ABIMAQ junto ao governo. “A ABIMAQ não mostra para o governo só o que está errado, a entidade faz a lição de casa e também investe no seu setor e o maior exemplo é a realização da TECMAQ SHOW”, argumentou Cury.

Durante os dois dias 974 pessoas participaram das 40 palestras do simpósio que ocorreram em 3 salas simultaneamente, sendo que 16 dessas eram acadêmicas, são elas



PROJETOS FUTUROS

A TECMAQ SHOW gerou vários projetos futuros visando à inovação da indústria nacional. São eles:


 - PROTOCOLO DE INTENÇÕES:

A ABIMAQ e a Prefeitura de São José dos Campos assinaram durante a primeira edição do Simpósio de Tecnologia São José TECMAQ SHOW, um protocolo de intenções para estimular o desenvolvimento e a inovação das indústrias de máquinas e equipamentos no Vale do Paraíba.

A cooperação tem como meta contribuir para o aumento da produtividade, o aprimoramento e lançamento de novos produtos, além de estimular a integração e a formação de novas empresas do setor.

As ações previstas no protocolo terão início com a constituição de um grupo de trabalho, no prazo de 12 meses. Fazem parte a formação de um cluster de indústrias de máquinas e equipamentos, a elaboração e a implementação de ações conjuntas para o fortalecimento, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o aumento da competitividade.

O protocolo de intenções, foi assinado pelo presidente da ABIMAQ, Luiz Aubert Neto, o diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, José Raimundo Coelho e o gerente do Centro para Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista, Agliberto Chagas.

A ABIMAQ VALE está aberta para empresas que querem participar do cluster para discutir idéias, possibilidades e modelagem das próximas atividades.


- CURSOS:

A ABIMAQ VALE em parceria com a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) está com um projeto de desenvolver cursos de especialização, entre eles um de Pós-Graduação Lato Sensu, visando melhorar a mão de oba do setor.

Esses cursos acontecerão no próprio Parque Tecnológico de São José dos Campos.

•    Pós-Graduação Latu Sensu Projeto e Fabricação de Máquinas e Equipamentos: Esse curso exige que o candidato possua um diploma de nível superior. A coordenação é do Prof. Anselmo Eduardo Diniz -
UNICAMP•    Curso livre Projeto e Fabricação de Máquinas e Equipamentos: Esse curso é voltado para funcionários das empresas do setor que querem expandir o conhecimento sobre a área, não é necessário diploma de curso superior. A coordenação é do Prof. Dr. André Luís Heleno - UNIMEP
•    Curso livre da Gestão da Inovação: Voltado para funcionários das empresas do segmento e pessoas interessadas  que querem expandir o conhecimento sobre a área, não é necessário diploma de curso superior. A coordenação é do Prof. Orestes – UFSC


- LABORATÓRIO PARA A INDÚSTRIA DE HIDRÁULA E PNEUMÁTICA:

O presidente da Câmara Setorial de Equipamentos Hidráulicos, Pneumáticos e Automação IndustrialCSHPA, Waldomiro Modena, visitou o Parque Tecnológico de São José dos Campos, no dia 31 de agosto, para expor as necessidades do setor.

Durante o encontro surgiu a possibilidade de criar um laboratório dentro do Parque Tecnológico para atender as demandas das indústrias de hidráulica e pneumática, a proposta para o laboratório está em fase de desenvolvimento.

Mais informações sobre os projetos gerados durante a 1º Edição da TECMAQ SHOW podem ser obtidas através do e-mail: tecmaqshow@abimaq.org.br  





Publicado no Jornal Informaq,da ABIMAQ, edição de Setembro/11 pp.14 e 15
Título: "1º Simpósio de Tecnologia: São José Tecmaq Show 2011 è sucesso e gera bons resultados"
Redação e Assessoria de Imprensa Vervi Comunicações
Acesse também através do Link:




Nenhum comentário:

Postar um comentário