Este Blog é destinado ao registro e divulgação de nossas atividades e propostas.
O IPDMAQ faz parte do Sistema ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

USP encerra na ABIMAQ, Módulo I de Empreendedorismo Inovador


O primeiro módulo do Programa Gestão para o Empreendedorismo Inovador foi encerrado no dia 16 de setembro, na cidade de São Paulo. O Programa tem como objetivo oferecer cursos de capacitação voltados ao fomento da inovação e empreendedorismo para empresários, executivos e profissionais ligados à inovação e, é uma realização do InGTeC e FIPASE e com colaboração da ABIMAQ / IPDMAQ.

Os participantes que cursaram o primeiro módulo manifestaram grande entusiasmo com a oportunidade de realizar os treinamentos com expressivo nível de qualidade. “A somatória de um conteúdo atualizado, apresentado por uma escola de alto nível, e suportado por uma instituição como a ABIMAQ, é a fórmula de sucesso para um curso atraente que gera resultados”, disse Paulo Roberto dos Santos da empresa Festo.

Queila Prates, da empresa Thermoval, apontou que o programa é uma oportunidade única para as empresas do setor. “A iniciativa do INGTEC e da ABIMAQ em promover este curso está sendo uma grande oportunidade para as empresas do setor de bens de capital, para obter informações de como usufruir dos recursos disponibilizados pelo Governo para fomento da inovação no país.”, acrescentou Prates.

O próximo Módulo – “Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios”, terá início no dia 21 de outubro de 2011, também na Sede da ABIMAQ em São Paulo.


Publicado no Jornal Informaq,
da ABIMAQ, edição de Setembro/11 p.13
Título: "
USP encerra na ABIMAQ o 1º módulo do Programa Gestão para o Empreendedorismo Inovador"
Redação e Assessoria de Imprensa Vervi Comunicações



 


Abaixo, transcrevemos na integra, os depoimentos que recebemos de alguns alunos, que participaram do curso:



            “A participação no Programa abre caminhos para uma postura articulada, capacitando o empreendedor para gerenciar a inovação na empresa e prepará-la para sua inserção no mercado internacional”.

Aline Perini, Consultora em avaliação de intangíveis,



            “Acredito que o curso buscou introduzir o tema da inovação as organizações e empreendedores, de forma ampla, neste contexto acredito que o objetivo foi atingido. Como ponto positivo, destaco a possibilidade de relacionamento futuro com os profissionais que ministraram o curso, pesquisadores na área de inovação, que passam a ser referencia para as empresas que participaram desta iniciativa. Como sugestão para as próximas etapas seria muito interessante se os cases estudados pudessem  explorar mais exemplos nacionais, se possível de pequenas empresas, onde o contexto de inovação é desenvolvido apesar de todas as restrições existentes e conhecidas”.

Andrea Krobath, DWS Sistemas de Informatica.



            “Participei das aulas e fiquei muito satisfeita com a qualidade do conteúdo apresentado e organização de maneira geral. Acredito, que foi uma excelente oportunidade de interação com profissionais ligados à Inovação em diversas áreas de atuação e de aquisição de conhecimentos, muito importantes para meu desenvolvimento profissional”.

Daniela Diógenes, Natura



            “Destaco neste curso a boa condução dos docentes que promoveram a conversa com todos no grupo. Prova disso foi a disposição dos alunos nas duas últimas aulas do módulo em forma de “U”, com a intenção de potencializar estes diálogos e participação de todos. Inicialmente isso já é um desafio, uma vez que o grupo é de uma heterogeneidade enorme: engenheiros, médicos, executivos de industria, TI, jovens, não jovens, etc. O aprimoramento e alinhamento de todos com o tema nos trouxe um diferencial enquanto profissionais e, logicamente, mais oportunidades para dentro da empresa em que trabalhamos. A, já tradicional, troca de cartões ocorreu com naturalidade, mas não como oportunidade de negócio, mas com intuito de melhorar nosso conhecimento nesse assunto (para mim fascinante). Parabenizo a iniciativa desta parceria (Faculdade / Abimaq / Empresas) e, já que entendemos o conhecimento como matéria prima básica para a inovação, apoio construirmos juntos esta base”. 


Erick Rodrigues, Festo Automação



             “A preparação das pessoas e do ambiente para Inovação, são condições estratégicas para o diferencial competitivo, por este motivo acreditamos que esta iniciativa de criação do Programa de Gestão para o Empreendedorismo Inovador, é uma ótima oportunidade para nossa equipe. A somatória de um conteúdo atualizado, apresentado por uma escola de alto nível, e suportado por uma instituição como a ABIMAQ, é a fórmula de sucesso para um curso atraente que gera resultados”.

Paulo Roberto dos Santos, Festo




            "A iniciativa do INGTEC e da ABIMAQ em promover este curso, está sendo uma grande oportunidade para a Thermoval e demais empresas do setor de bens de capital para obter informações de como usufruir dos recursos disponibilizados pelo governo para fomento da inovação no país. Muitas empresas inovadoras estão em busca de recursos, mas têm grande dificuldade de consegui-los por falta de informação".

Queila Prates, Thermoval



            “O dia a dia na empresa tende a nos tornar acomodados quanto à busca de cursos de reciclagem. Sentia necessidade de suprir lacunas de conhecimento voltado ao atendimento de alguns projetos dentro da empresa. Em meio à acomodação e à necessidade, o convite para o curso conduzido pelo Ingtec, em parceria com a Abimaq, caiu como uma luva! Da primeira leitura do programa ao final do primeiro módulo, meu interesse e motivação mantiveram-se em alta. O alto nível dos professores, a maneira com que abordam as várias facetas do tema INOVAÇÃO, a forma com que conduzem as aulas, tudo isso prende nossa atenção e nos faz refletir a respeito do posicionamento de nossa empresa em relação ao assunto. A troca de idéias com os colegas de outras empresas também é muito enriquecedora. Estou muito satisfeita por poder participar da iniciativa e pretendo seguir em frente, frequentando os próximos módulos”.



Regina Junqueira Mendonça, Braliyx


            “Realmente foi uma excelente oportunidade participar deste primeiro módulo do curso de Empreendedorismo Inovador. Em minha opinião, posso citar três grandes diferenciais deste curso: primeiro: Professores de alto nível que apresentam muito conhecimento não somente teórico mas, também, prático; segundo: Oportunidade de trocar conhecimentos com outros alunos que trabalham efetivamente na área de empreendedorismo e terceiro: Estudo de cases de diversas empresas que inovaram implementando o empreendedorismo como forma de diferencial competitivo”.

Roberto Munhoz, Guarany


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário